Monday, January 28, 2008

o alternativo alternativo

Desde os tempos da adolescência (ano de 2007 mais coisa menos coisa) que tenho a panca de estar sempre a par do que se faz, diz e ouve no campo musical. É claro que é patético pensar que alguma vez poderei estar constantemente informado sobre a banda que acabou de surgir ou o mais recente album do grupo X ou Y. Mas, se pudesse, estava. Se pudesse tinha sempre na ponta língua toda e qualquer referência de grupos, albuns, artistas e singles, organizados mentalmente por datas ou ordem alfabética conforme me apetecesse... como se estivesse na véspera do exame mais importante da minha vida. Assistiria a todos os concertos e videoclips na televisão e não perderia uma cerimónia de prémios Mtv ou gramy's.

Para a frustação não ser maior optei secretamente por tentar estar up to date apenas sobre dos tipos de música que mais me interessam - alternativa, indie, rock-alternativo e alguma electrónica. Confesso que o download (pirata) grátis tem-me ajudado imenso nesta minha obcessão, e os "N" milhões de megabytes que já despejei para o disco rígido em muito contribuíram para a minha humilde cultura musical.

Desde há algum tempo para cá que o géneros musicais se fundem cada vez mais e mais profundamente e o que era chamado de alternativo passou, com muita angústia minha e salvo algumas grandes excepções, a ser mainstream. Digo "com muita angústia minha" porque, como todos sabemos, uma música difundida e ouvida por todos passa rapidamente a ser uma música obsoleta e enjoativa. Umas levam mais tempo, outras menos, mas todas lá vão parar, excepto as que mantemos secretamente no nosso leitor de cd's ou mp3. Hoje em dia, devido a este sucesso dos grupos ditos mais alternativos surgiram uma série de bandas muito homogéneas e com o mesmo estilo de sonoridade. A música é boa, o som é bom, mas depois de a ouvirmos meia dúzia de vezes acabamos por nos fartar e confundi-la com mais duas outrês bandas muito similares.

Isto tudo para dizer que cada vez se torna mais dificil encontrar um grupo que seja realmente diferente no meio de tanta banda que quer sê-lo. É preciso procurar bem para descobrir grupos com sonoridade original, mas que tenham a sua identidade, o seu som único e bem demarcado do resto.

Se alguém tiver sugestões... é só deixá-las nos comentários. A gerência agradece.