Wednesday, August 12, 2009

o maravilhoso colapso

Chegámos aqui e percebemos que não era nada disto que queríamos, o futuro radiante apodreceu juntamente com todas as coisas que juntámos. Olhamos para trás e temos saudades do que não éramos, do que não tínhamos e principalmente do que não precisávamos. Claro que não queremos voltar ao passado, mas também não queremos este presente.
Transformámo-nos todos em pequenos seres que amealham, trocam, pedem, poupam, vendem, compram, emprestam, ganham, perdem, hipotecam,... seres concentrados apenas no seu quinhão que por vezes não é mais que uns tostões mas que vale tudo e nos limita os horizontes. No fundo, o salve-se quem puder da maldita crise é a oportunidade e a desculpa perfeita para exercermos o nosso egoísmo sem sentimentos de culpa. Cada um por si!
Os optimistas sorriem e anseiam, com um rasgo de inocência, pela chegada do tão anunciado apocalipse financeiro que virá abalar e talvez até destruir a diabólica sociedade de consumo. Pensam que depois talvez tudo venha a ser diferente como uma segunda oportunidade...