Friday, November 27, 2009

voluntariado obrigatório

A propósito de uma conversa de almoço em que se abordou o assunto "voluntariado", questiono-me se não seria interessante incluí-lo no nosso sistema de educação (palavra estúpida "sistema").

Aprendemos desde cedo que é a ser competitivos e ambiciosos que chegamos longe, até porque temos de conseguir uma média superior aos nossos queridos colegas para entrar na faculdade ou no curso que queremos, mas nunca somos motivados a investir o nosso tempo nos outros. Acredito que seria verdadeiramente estimulante haver um plano de voluntariado nas escolas em que cada um dos alunos teria uma meta explícita e pré-estabelecida a alcançar, como: ajudar no Banco Alimentar, fazer companhia a idosos acamados em casa ou nos hospitais, fazer pequenos arranjos em casas degradadas, reciclar, educar outros que precisem... etc etc.. E para os que quisessem poderiam ser organizados planos de voluntariado no estrangeiro, no final do ano lectivo.

Creio que seria sempre uma experiência positiva para todos: instituições, escola e alunos e estou certo de que poderia despoletar outras de acções e formas de pensar além de inserir outro tipo de preocupações na mente dos adolescentes em lugar dos pequenos problemas que preenchem os seus mundos. Os morangos com açucar, a playstation e o facebook não iriam ficar incomodados com a falta de atenção.