Tuesday, October 16, 2007

the village

O almoço de aniversário de um amigo, onde fui no fim de semana passado, numa aldeia do interior trouxe-me várias recordações de locais semelhantes onde já estive. Com o tempo acabamos por nos afastar mais de sitios assim, onde a calma impera, onde se conhece e se fala com toda a gente, onde não há desconhecidos, onde o excesso de tempo nos leva a fazer coisas que há muito não fazemos ou nunca chegámos a fazer.

Não estou muito longe do meio rural, nunca estive, não é um ambiente estranho para mim, mas de alguma forma o meu quotidiano e profissão estão bastante afastados dessa realidade. E há certas coisas que só relembramos quandos estamos lá mesmo. As pessoas, a sociedade recreativa, as conversas, as personagens (o maluco, a depravada, o bêbado, o vigarista), e sobretudo a sensação de estar longe de tudo, como se estivéssemos num país à parte, numa realidade longínqua.

Agora somos todos urbanos e cosmpolitas. Frequentamos o shopping e o ginásio, temos tv cabo e internet, só vamos para o interior se for para um resort ou spa que é para não ter muito contacto com os "locals". Somos chiques e modernos, e só queremos falar da última viagem que fizémos, do nosso carro novo ou do mais recente creme anti-rugas. É um fosso social e geográfico que aumenta de dia para dia sem que nos apercebamos. Quem diria que Portugal é um país pequeno...